Câmara de Bayeux entrega Voto de Aplauso e discute ações sociais, de inclusão e infraestrutura da cidade

por Maryjane Costa | Publicado em 10/08/2023 às 12:00

Em mais uma sessão ordinária realizada nesta quinta-feira (10), na Câmara Municipal de Bayeux, importantes pontos de atenção para a cidade foram discutidos entre os vereadores. A sessão, comandada pelo presidente da Casa Severaque Dionísio, Nildo de Inácio (PP), contou com a secretariação das vereadoras França (PL) e Dani Dantas (Cidadania). Na ocasião, também aconteceu a entrega de um Voto de Aplauso ao secretário de Ação Social do município, Robertino Lopes.

A homenagem ao secretário foi advinda de um requerimento de autoria do vereador Josimar Varsalle (PP), e reconheceu o comprometimento e a dedicação do gestor a todos os usuários e servidores da pasta. "É o reconhecimento de quase 12 anos de trabalho em Bayeux. Isso mostra que todos estamos unidos com um único foco de melhorar a cidade”, disse Lopes na tribuna e relembrou a entrega do Título de Cidadão Bayeuxense pela casa. "Tenho muito orgulho em dizer que sou de Bayeux", completou.

Na ordem do dia, o vereador Netinho (PDT) teve dois requerimentos aprovados por unanimidade: o primeiro, de número 326/2023, solicita ao secretário municipal de Infraestrutura, José Inácio da Cunha, providências para a poda das árvores localizadas em frente à antiga LCR e à fábrica CISAL, no bairro do Baralho; o segundo, de número 327/2023, pede uma operação tapa-buracos na Avenida Brasil, que se encontra deteriorada, sendo palco de improvisações dos moradores para sinalização.

O Centro de Referência De Inclusão Social (CRIS) de Bayeux foi objeto de intensa discussão por parte dos parlamentares. Adriano do Táxi (PL) enfatizou a necessidade de mais investimentos no Centro, sendo apoiado pelo presidente Nildo de Inácio e outros colegas. O vereador Hermerson Caminhoneiro (PP) trouxe à pauta a temática da saúde, salientando a falta de investimentos nos hospitais e nos profissionais da área. "Quero que a prefeita se sensibilize pelas pessoas que estão precisando ser atendidas", pediu.

Expediente do dia - Foi informado durante aleitura da pauta que já estão em tramitação na Casa três projetos de lei e um convite. O Projeto de Lei nº 12/2023, do Poder Executivo, visa instituir o Programa Auxílio Moradia Emergencial Social. Já o Projeto de Lei nº 13/2023, também do Executivo, propõe a denominação do Centro de Referência da Mulher de Bayeux. O Projeto de Lei nº 41/2023, de autoria do vereador Netinho, visa proibir a colagem de adesivos em medidores de energia elétrica de consumidores inadimplentes em Bayeux. Por fim, a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres e Diversidade Humana estendeu um convite para o evento "Agosto Lilás", campanha contra a violência doméstica e familiar à mulher, marcado para o dia 14 de agosto.

ASSESSORIA - Maryjane Costa