Câmara de Bayeux reforça importância da participação cidadã nas sessões e audiências públicas do novo período

por Maryjane Costa | Publicado em 23/01/2024 às 10:10

A Câmara Municipal de Bayeux destaca a vital importância da participação ativa dos cidadãos nas sessões ordinárias, extraordinárias e nas audiências públicas que retornam para o 3º período da atual legislatura no dia 1º de fevereiro. A participação pode ser feita de forma virtual, acompanhando as transmissões pelo Youtube, ou presencialmente na galeria da Casa Severaque Dionísio. A prática não apenas enriquece o debate democrático, mas também fortalece os laços entre a população e seus representantes.

É fundamental compreender que a participação cidadã não se resume a um mero exercício de direitos, mas representa um pilar fundamental na construção de políticas públicas eficientes e condizentes com as reais necessidades da comunidade bayeuxense. A diversidade de perspectivas e experiências trazidas pelos cidadãos enriquece os debates, contribuindo para decisões mais informadas e inclusivas.

O presidente da Câmara Municipal, Nildo de Inácio (PP), ressalta a importância do envolvimento da população nos assuntos discutidos na Casa Legislativa. "A democracia se fortalece quando os cidadãos se sentem parte ativa do processo decisório. Estamos empenhados em criar espaços de diálogo abertos, tanto presencialmente quanto online, para que a voz de cada bayeuxense seja ouvida e para que todos possam acompanhar o trabalho dos seus representantes”, afirma.

A participação online, por meio das transmissões ao vivo disponibilizadas no link www.youtube.com/@tvcamarabayeux, amplia ainda mais a acessibilidade às sessões e audiências. Essa modalidade possibilita que cidadãos, independentemente de suas localizações geográficas ou compromissos diários, acompanhem e participem ativamente dos debates que moldam o futuro da cidade. Há, ainda, o resumo das ações feitos na página da Câmara no Instagram, onde o cidadão também pode participar. A modernização dos canais de interação promove uma democracia mais dinâmica e adaptada aos tempos atuais.

Além disso, a presença física na galeria da Casa Severaque Dionísio é uma forma de demonstrar o interesse e o compromisso dos cidadãos com a gestão pública local. O contato direto com os trabalhos legislativos e parlamentares permite uma compreensão mais profunda dos processos decisórios, promovendo um envolvimento mais consciente por parte da população.

“A transparência e a abertura para o diálogo são elementos-chave na consolidação de uma democracia sólida. A Câmara Municipal de Bayeux incentiva ativamente a participação dos cidadãos, reconhecendo que a colaboração entre representantes e representados é essencial para a construção de uma comunidade mais justa e próspera. Nesse sentido, a presença, seja online ou presencial, dos cidadãos nas sessões e audiências é não apenas um direito, mas um dever cívico que fortalece os alicerces democráticos da cidade”, reforça Nildo de Inácio.

No momento, a Casa Legislativa encontra-se em reforma durante o recesso regimental e retoma as sessões ordinárias a partir do dia 1º de fevereiro. O objetivo da reforma é aprimorar a infraestrutura para melhor atender à comunidade local. Com a reforma, a volta das sessões deverá ocorrer de forma híbrida, unindo o online e presencial.