Câmara Municipal de Bayeux aprova uso do “Cordão de Girassol” e folga para servidores públicos no dia do aniversário

por Maryjane Costa | Publicado em 05/09/2023 às 12:05

A Câmara Municipal de Bayeux promoveu nesta terça-feira (05) mais uma sessão ordinária com o objetivo de ler, analisar e votar as matérias constantes na pauta do dia. No total, cerca de 15 projetos, pareceres e requerimentos foram aprovados durante a sessão que esteve sob a condução do presidente da Casa Severaque Dionísio, Nildo de Inácio (PP), e das vereadoras Dani Dantas (Cidadania) e França (PL) como secretárias.

Dentre os projetos aprovados destacam-se os de autoria do vereador Netinho (PDT), o projeto de Lei nº 20/2023, que institui o uso do "Cordão de Girassol" como instrumento auxiliar de orientação e identificação de pessoas com deficiência oculta nos estabelecimentos públicos e privados do município; os projetos de Lei nº 34/2023 e nº 35/2023, de autoria do vereador Abel Micena (PP) subscrito pelo vereador Netinho, que dispõe sobre a criação e manutenção do "Festival de Música de Bayeux”, com objetivo de fomentar e valorizar a cultura artística musical local e sobre a Declaração de Reconhecimento de Utilidade Pública para a Associação Baionense de Músicos.

Ainda foi aprovado o projeto de Lei nº 38/2023, do vereador Netinho, que concede um dia de folga ao servidor público no dia do seu aniversário, sem prejuízo dos seus vencimentos.

Entre os requerimentos, também foram aprovados os de autoria do vereador Adjair da Saúde (PCdoB) que solicitam serviço de tapa buraco na Av. João de Souza Vasconcelos, travessa com a Tiradentes, bem como a recuperação do calçamento da Av. Maria Feitosa, e serviços de terraplenagem da rua Luiz Porfírio de Lima, todas no bairro do Alto da Boa Vista.

Hermerson Caminhoneiro (PP) teve aprovado o requerimento para serviços de limpeza e manutenção na rua São Pedro, no bairro do Mário Andreazza e Nildo da Casa Branca (PTB) para a colocação de cones pelo Departamento Municipal de Trânsito no local onde as pessoas fazem suas caminhadas na Avenida Liberdade, pedindo também o reforço e apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar.

Na leitura do Expediente do Dia foi informado pela mesa que já está em tramitação na Casa o projeto de Lei nº 16/2023, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o Poder Executivo a conceder auxílio financeiro complementar aos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, integrantes do quadro de servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Bayeux e dá outras providências.

No uso da tribuna, os parlamentares solicitaram melhorias no ginásio de Tambay e no bairro São Vicente, a contratação de geriatra para o município, e ressaltaram a relevância do Setembro Amarelo.

Voto de Aplauso - Nesta terça ainda aconteceu a entrega de "Voto de Aplausos" à Marilene Oliveira Macena Silva, coordenadora da Assistência Social e Planejamento Familiar do Hospital Materno Infantil de Bayeux. De acordo com os parlamentares, o voto é um reconhecimento pelo trabalho prestado desde 2018, garantindo atendimento digno às mulheres, especialmente aquelas em vulnerabilidade social.