Câmara Municipal de Bayeux debate infraestrutura e proteção animal durante sessão ordinária

por Maryjane Costa | Publicado em 24/08/2023 às 11:15

A Câmara Municipal de Bayeux, em sessão ordinária nesta quinta-feira (24), abordou uma série de tópicos cruciais para o município. Um dos destaques foi o Projeto de Lei nº 66/2023, proposto pelo vereador Luciano do Impacto Som (PV), que determina a obrigatoriedade de estabelecimentos veterinários comunicarem à Polícia Civil qualquer indício de maus-tratos a animais sob seus cuidados. A sessão foi conduzida pelo presidente Nildo de Inácio (PP) e secretariada por Dani Dantas (Cidadania) e Pastor Josimar Varsalle (PP).

Durante a leitura da pauta do dia, o Poder Executivo trouxe à discussão o Projeto de Lei nº 13/2023, que propõe a denominação do Centro de Referência da Mulher de Bayeux. O parecer nº 27/2023 da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) referente ao projeto também esteve na pauta de deliberações.

Ainda, diversas questões de infraestrutura foram trazidas à mesa. O vereador Adjair da Saúde (PCdoB) solicitou a recuperação do calçamento do Porto do Moinho e um serviço de tapa buraco na rua Renildo Francisco Velho, no bairro São Bento. O vereador Cal do Sesi (PTB), por sua vez, apresentou apelos à prefeita Luciene Gomes, buscando melhorias em várias áreas da cidade, como asfaltamento das ruas João XXIII e Secundino Toscano de Brito, reforma do calçamento da rua Padre Lourenço e calçamento da rua Nova Liberdade. Além disso, Cal do Sesi também solicitou a substituição da parada de ônibus da rua Diógenes Chianca.

Já o vereador Netinho (PDT) encaminhou pedidos específicos ao secretário municipal de Infraestrutura e à Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa). Ele ressaltou a necessidade de serviços de tapa-buraco em paralelepípedo na rua Renildo Francisco Velho, fixação da tampa de um bueiro de esgoto e desobstrução de canos para escoamento de águas pluviais.

Finalmente, o vereador Nôquinha (PTC) endereçou à Secretaria de Infraestrutura do Município requerimentos solicitando serviços de reparo, limpeza e desobstrução de galerias de águas pluviais na Rua Engenheiro de Carvalho e terraplanagem em todas as ruas do bairro Jardim Aeroporto.

Durante a sessão, todas as matérias foram aprovadas por unanimidade pelos pares. Ao final da análise e aprovação das matérias, o presidente Nildo de Inácio informou aos ouvintes a suspensão do uso da tribuna para a realização da audiência pública que irá discutir o orçamento de 2024 do município, atendendo à solicitação da Rede Comunitária do bairro Mário Andreazza.

ASSESSORIA - Maryjane Costa