Câmara Municipal de Bayeux mobiliza-se pela Saúde Mental na campanha Janeiro Branco

por Maryjane Costa | Publicado em 08/01/2024 às 10:10

Neste mês de janeiro, mesmo durante o recesso regimental, a Câmara Municipal de Bayeux intensifica seu compromisso com a promoção da saúde mental por meio da participação ativa na campanha Janeiro Branco. Os vereadores estão empenhados em desenvolver iniciativas que visam o bem-estar psicológico da população, reforçando a importância do tema e destacando a relevância das ações legislativas nesse contexto.

A saúde mental tem sido pauta recorrente na Casa Severaque Dionísio, refletindo o comprometimento dos vereadores com o bem-estar da comunidade. O presidente da Câmara, Nildo de Inácio (PP), enfatiza que a campanha Janeiro Branco é uma oportunidade crucial para sensibilizar a sociedade sobre a importância de cuidar da mente, especialmente em tempos desafiadores.

Nesse sentido, o legislativo bayeuxense tem promovido e apoiado projetos voltados à saúde mental, reconhecendo que a atenção a esse aspecto da vida é fundamental para o desenvolvimento de uma comunidade mais equilibrada. As iniciativas legislativas buscam não apenas criar políticas públicas específicas, mas também fomentar a discussão e a conscientização sobre a necessidade de cuidar da saúde mental de forma contínua.

O presidente Nildo de Inácio destaca que a atuação da Câmara vai além do ambiente legislativo, envolvendo parcerias com instituições locais e a promoção de eventos que abordam temas relacionados à saúde mental. A proposta é que a comunidade se envolva ativamente na construção de um ambiente mais saudável, propiciando o diálogo aberto sobre questões psicológicas e emocionais.

Um dos objetivos da campanha é incentivar a busca por ajuda profissional e desmistificar o estigma associado às questões de saúde mental. O “Janeiro Branco” foi criado em 2014, em Minas Gerais, idealizado pelo psicólogo Leonardo Abrahão. Atualmente, a campanha conta com colaboradores em diversas cidades do território nacional e a aderência aumenta a cada ano. Além disso, em muitas cidades é possível participar de palestras ou mesas de debate sobre o assunto.

O mês de janeiro foi escolhido por trazer a sensação de um recomeço, muitos planos e novo estilo de vida. O clima é a base para que as pessoas começassem o ano pensando também em sua saúde mental. Já a cor branca foi escolhida por representar um quadro ou página em branco.