Com mais de 30 matérias analisadas, vereadores promovem sessão ordinária e aprovam melhorias para várias áreas

por Maryjane Costa | Publicado em 13/04/2023 às 12:00

Em mais uma sessão ordinária na Câmara Municipal de Bayeux, nesta quinta-feira (13), os vereadores representantes do povo leram, discutiram e aprovaram aproximadamente 30 matérias voltadas aos interesses da cidade e seus moradores. Entre os temas analisados estiveram saúde, assistência, trânsito, educação, infraestrutura, entre outros. A sessão foi comandada pelo presidente da Casa Severaque Dionísio, Nildo de Inácio (PP), com o auxílio das vereadoras Dani Dantas (Cidadania) e França (PL).

Na ocasião, projetos importantes foram aprovados, entre os principais está o Projeto de Lei n° 92/2022, de autoria da vereadora Dani Dantas, que institui a política municipal de Programa de Busca Ativa Escolar e o Programa de Recuperação das Aprendizagens para estudantes da educação básica; o PL n° 63/2022 e o PL  n° 09/2022, de autoria do vereador Netinho (PDT), que dispõe sobre o fornecimento de alimentação diferenciada aos portadores de diabetes, hipertensão, anemias, intolerância ou alergias e  sobre o atendimento ao público nos estabelecimentos, agências e postos bancários.

Além disso, os pares ainda aprovaram o Projeto de Decreto Legislativo n° 02/2023, de autoria do vereador Cal do Sesi (PTB), que dispõe sobre a concessão de Título de Cidadão Bayeuxense ao Coronel da Polícia Militar, Paulo Almeida da Silva Martins.

Já entre os requerimentos foI aprovado o de autoria de Abel Micena (PP) para a instalação de lombadas na rua Francisco Margues da Fonseca; o de Bel Soldado (União) para a pavimentação da rua que dá acesso à Câmara dos Vereadores; o de Luciano do Impacto Som (PV) solicitando que os alunos do ensino médio das escolas públicas do município sejam levados semanalmente para assistir a sessão legislativa; e o de Uedson Orelha requerendo a sinalização de todas as ruas que estão sendo asfaltadas, assim como a construção de lombadas.

A vereadora Ró de Dedeta (PL) teve aprovados os pedidos para o aumento do espaço físico do Centro de Referência de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Cris), bem como a implementação de uma sala de integração sensorial e compra de materiais e jogos terapêuticos para o espaço. A vereadora ainda solicitou serviço de recapeamento na rua Wanderley Lucena Santana, no Rio do Meio, para posterior asfaltamento, e a reestruturação do ambiente para atividades físicas do Cris.

O parlamentar Val da Nordece (Republicanos) requereu e teve aprovadas as solicitações para realização de serviços de poda de árvores, capinação e limpeza da rua Luiz Nelson, implantação de quebra-molas na rua Maria José Alves, em frente a Retifica do Marcelo, a reabertura da galeria de esgotos na rua Euclides da Cunha, esquina com a rua Maria José Alves, e capinagem nas ruas Maria José Alves e Sacadura Cabral, todas no bairro de Tambay, como também a realização de serviços de tapa buracos no final da Av. Estrela, no bairro do Centro.

Hermerson Caminhoneiro (PP) teve aprovado o requerimento que solicita o cumprimento de serviços de manutenção, limpeza e tapa buracos nas ruas Escritor Monteiro Lobato e Vinte e Cinco de Dezembro, no bairro Comercial Norte. O parlamentar também teve reprovados por maioria dos votos os requerimentos nº 144, 145 e 156, que versam sobre pedidos de informação sobre a comprovação do recolhimento da contribuição previdenciária patronal ao Regime Geral de Previdência Social, bem como ao Regime Próprio de Previdência Social, nos anos de 2021, 2022 e 2023, o valor global dos recursos provenientes dos royalties de petróleo recebido no ano de 2022 e a relação pormenorizada das despesas realizadas com esses recursos. De acordo com os pares, as informações já se encontram na Casa dentro dos balancetes recebidos.

No tempo destinado ao uso da tribuna por parte dos vereadores ainda foram discutidos temas como o trabalho das mulheres na política, demandas em infraestrutura, nova creche para o São Bento, voto de aplauso para o projeto Alfabetizando em Alegria, bem como para o criador Carlos Santos, entre outros assuntos.

ASSESSORIA - Maryjane Costa

Chuvas isoladas