Dia de São Sebastião é celebrado em Bayeux e Câmara renova os votos de fé e esperança para os moradores

por Maryjane Costa | Publicado em 20/01/2024 às 10:15

Neste sábado, 20 de janeiro, a cidade de Bayeux celebra o Dia de São Sebastião, padroeiro que tem papel central na história e na devoção dos moradores. A Câmara Municipal de Bayeux, em meio às comemorações, torna-se palco para a renovação de votos de fé e esperança por parte dos vereadores, que destacam a importância do tema em um momento crucial para a comunidade bayeuxense.

O presidente da Câmara, Nildo de Inácio (PP), enfatiza a relevância de São Sebastião como símbolo de proteção e amparo espiritual para a cidade. "Neste dia especial, nos unimos em oração para renovar nossos votos de fé e esperança. São Sebastião representa para nós, bayeuxenses, um guia espiritual que nos fortalece diante dos desafios que enfrentamos como comunidade", declara o presidente.

A celebração do Dia de São Sebastião na cidade remonta a uma história rica e significativa. O Santo, que era um soldado romano no século III, tornou-se mártir por professar e defender sua fé cristã. A relação entre São Sebastião e Bayeux teve início quando os colonizadores portugueses, ao chegar à região, escolheram o santo como padroeiro da cidade, buscando proteção divina para os desafios que enfrentariam na colonização.

Além das celebrações religiosas, o Dia de São Sebastião na Câmara Municipal de Bayeux também é marcado por um momento de reflexão sobre os desafios enfrentados pela comunidade local. Os parlamentares da Casa Severaque Dionísio, unidos, destacam a importância de buscar soluções conjuntas para as demandas da cidade, guiados pela inspiração espiritual do padroeiro.

A data não se resume apenas às práticas religiosas, mas também se estende a ações sociais e comunitárias promovidas pelos vereadores. Projetos voltados para o bem-estar da população e o desenvolvimento da cidade são debatidos, alinhados ao espírito de solidariedade e responsabilidade que São Sebastião representa.

O Dia de São Sebastião torna-se, assim, um momento importante para Bayeux, reunindo a devoção religiosa, a história da cidade e a busca por soluções para os desafios contemporâneos. Além de São Sebastião, a cidade ainda festeja o dia de São Pedro em 25 de julho, o dia de São Bento, no mês de novembro, e Nossa Senhora da Conceição em dezembro.