Durante sessão, Câmara de Bayeux aprova aproximadamente 20 matérias voltadas à infraestrutura, saúde e educação

por Maryjane Costa | Publicado em 14/02/2023 às 12:00

Sob o comando do presidente Nildo de Inácio (PP), aniversariante do dia, a Câmara Municipal de Bayeux realizou mais uma sessão ordinária nesta terça-feira (14) com o objetivo de discutir e votar projetos em benefício da cidade e da população. A sessão foi secretariada pelos vereadores Abel Micena (PP) e Ró de Dedeta (PL) e, na ocasião, foram lidas e aprovadas cerca de 20 matérias voltadas à infraestrutura, saúde e educação.

Nildo iniciou os trabalhos enviando uma mensagem aos servidores municipais presentes na Casa Severaque Dionísio. De acordo com o presidente, a Câmara, juntamente ao Executivo, está formando uma comissão para atender a situação dos vencimentos e gratificações e fechar uma data para a audiência pública que vai dialogar com os trabalhadores sobre as suas reivindicações.

Durante a sessão o plenário aprovou os requerimentos do vereador Abel Micena (PP) solicitando a reativação das atividades de berçário na creche Cristiano Martins, situada no Rio do Meio, e demais creches do município; e a contratação de um cirurgião dentista para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade; o vereador Bel Soldado (União) teve aprovado o requerimento para pavimentação das ruas da Paz, João Batista, Monteiro Lombardi e asfalto da rua Ferroviária Gilvan Norberto da Silva.

Cabo Rubem (PL) conquistou a aprovação dos requerimentos que pedem Voto de Aplausos para Alberonio Ferreira da Silva pelo desempenho, organização, dedicação e incentivo aos esportes radicais da cidade, principalmente o Freestyle Motocross estilo livre, que é um tipo de competição em que os pilotos com suas motocicletas realizam diversas acrobacias e manobras radicais; a contratação de um farmacêutico, para complementar o atendimento da farmácia da Policlínica Benjamin Maranhão; e a instalação de sinalização de trânsito vertical na bifurcação entre as ruas Plácido de Oliveira Lima e a rua Dr. Gilvan Muribeca, no bairro da Imaculada.

O vereador Cal do Sesi (PTB) também teve aprovadas solicitações, entre elas a construção de uma área de convivência no bairro do Baralho; o asfaltamento da rua São José, no bairro do São Bento e a construção de uma praça na rua José Rodrigues Moura, no bairro do São Lourenço. Já o vereador Netinho (PDT) requereu a realização da pavimentação asfáltica da rua Alexandrino Santana, no bairro do São Bento.

A parlamentar Ró de Dedeta (PL) pediu uma série de melhorias, tais como o asfaltamento das ruas 21 de Abril, São Sebastião e Avenida Estrela, no bairro Centro; a implantação de um poste na rua Governador Antônio Mariz, no bairro Comercial Norte; um plano de trabalho pedagógico a ser desenvolvido para rede municipal de ensino, principalmente focando no currículo contínuo e recomposição das aprendizagens compreendendo as lacunas no processo de alfabetização pós pandemia; a revisão asfáltica das avenidas Liberdade, Engenheiro de Carvalho e Avenida Brasil, com foco na restauração de buracos; e um estudo para a abertura de novas salas de recursos multifuncionais para realização de atendimento educacional especializado.

Val da Nordece (Republicanos) solicitou a substituição das lâmpadas e luminárias do campo de futebol do bairro de Tambaí por lâmpadas de LED. Na sessão, todos os requerimentos foram aprovados por unanimidade pelos pares da Casa. Já no período destinado ao uso livre da tribuna, os parlamentares ainda discutiram a questão das solicitações dos servidores do município que estão em greve por atualização salarial e de incentivos; a construção de praça na Vila Kennedy, pedidos sobre infraestrutura, entre outros. Na oportunidade, os secretários também subiram à tribuna para parabenizar o presidente Nildo pelo seu aniversário e desejar bênçãos para a sua vida.

A Mesa Diretora ainda interrompeu os trabalhos para entrega de Votos de Aplausos para Ariclendes de Araújo Silva, coordenador do Impacto Radical Paraíba pelos relevantes serviços prestados através do projeto que envolve crianças, jovens e adultos e os auxilia a valorizar os princípios e valores cristãos, além de alertar para os perigos do uso de drogas. Também foi entregue o voto para o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Bayeux, Edielson Gonçalves.

ASSESSORIA - Maryjane Costa