Mobilidade urbana, infraestrutura e saúde são objetos de requerimentos pela Câmara Municipal de Bayeux

por Maryjane Costa | Publicado em 26/09/2023 às 11:14

Os vereadores da Câmara Municipal de Bayeux aprovaram uma série de matérias em benefício direto da população da cidade durante a sessão ordinária desta terça-feira (26). No total, cerca de 20 requerimentos e Projetos de Lei estiveram na pauta envolvendo os mais variados temas, com destaque para a infraestrutura, mobilidade urbana e saúde pública. A sessão teve sua condução pelo presidente da Casa, Severaque Dionísio, Nildo de Inácio (PP), e foi secretariada pelas vereadoras França (PL) e Dani Dantas (Cidadania).

Dentre os requerimentos apresentados e aprovados, destaque para os do vereador Adriano do Táxi (PL), que solicitou ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) um contorno na BR, no local onde estava a Polícia Rodoviária Federal, visando dar acesso ao bairro Mário Andreazza. Já o vereador Cal do Sesi (PTB) trouxe quatro requerimentos direcionados à Prefeita Luciene Andrade Gomes Martinho, com pedidos direcionados a diversas secretarias municipais. As solicitações vão desde o desmembramento da Secretaria de Saúde do Município até o direcionamento de educadores físicos para as praças da cidade.

A vereadora França (PL) reivindicou melhorias para a Rua Olívio de Vasconcelos no bairro São Lourenço, enquanto o vereador Netinho (PDT) apresentou e teve aprovados quatro requerimentos relacionados à conclusão de obras de mobilidade, destacando-se o que pede por melhorias no entorno do viaduto Major Ciraulo, que tem o objetivo de tornar a área mais acolhedora para quem chega à Bayeux. Por fim, o vereador Val da Nordece (Republicanos) solicitou, dentre outras coisas, a readequação da Unidade Básica de Saúde - Sesi I e a revitalização do caranguejo, símbolo de Bayeux, localizado na entrada da cidade.

Além dos requerimentos, foram anunciados três projetos de lei de autoria do vereador Netinho, que estão em tramitação na Casa. Os projetos tratam sobre a obrigatoriedade do uso de pulseiras de identificação em crianças e pessoas com deficiência em eventos, sobre a disposição e divulgação de medicamentos gratuitos na rede pública municipal de saúde e sobre a presença de intérpretes de Libras em eventos públicos e privados na cidade.

Já entre os pedidos realizados de forma verbal durante o uso da tribuna, os parlamentares da Casa ainda solicitaram reforma nas paradas de ônibus da Liberdade e Avenida Brasil; limpeza de ruas e complemento de calçamentos; Título de Cidadã Bayeuxense para a senadora Daniela Ribeiro e para a secretária Pollyanna Dutra; criação de um núcleo de apoio a pessoas trans na cidade; mais agilidade no repasse dos valores os profissionais de enfermagem de Bayeux; entre outros pedidos. A vereadora Dani Dantas ainda informou a mudança da sessão “Amarelo Sem Fim” sobre a prevenção ao suicídio para o dia 19 de outubro.

ASSESSORIA - Maryjane Costa