Requerimentos de infraestrutura e homenagens pautam sessão ordinária na Câmara de Bayeux

por Maryjane Costa | Publicado em 28/09/2023 às 11:34

Na mais recente sessão ordinária da Câmara Municipal de Bayeux, realizada nesta quinta-feira (28), diversos requerimentos foram apresentados e aprovados, refletindo as necessidades e demandas emergentes da população da cidade. Entre as principais pautas estiveram pedidos voltados à infraestrutura e homenagens. A sessão teve sua condução pelo presidente da Casa Severaque Dionísio, Nildo de Inácio (PP), e foi secretariada pelas vereadoras França (PL) e Dani Dantas (Cidadania).

O vereador Adjair da Saúde (PCdoB) apresentou e teve aprovados dois requerimentos direcionados à Secretaria de Infraestrutura do Município. O primeiro solicita a implementação e restauração de abrigos para os usuários de transporte coletivo nas Avenidas Liberdade e Brasil, além de outras avenidas da cidade. Em seu segundo requerimento, Adjair pediu por limpeza e capinagem da Rua Francisco Marques da Fonseca, em especial nas proximidades da passarela, bem como a complementação do calçamento na região de Tambaí, ao lado da BR.

A vereadora Dani Dantas levantou questões relacionadas à Rua Princesa Isabel, localizada no Bairro Mário Andreazza. Seu requerimento busca um estudo conjunto das Secretarias de Infraestrutura e Planejamento para solucionar os problemas encontrados na referida rua.

Já o presidente Nildo de Inácio, em um gesto de solidariedade e memória, apresentou dois requerimentos que solicitam a inscrição de "Votos de Pesar" em ata, em homenagem a dois cidadãos da cidade que recentemente faleceram: Raimundo Sousa Moura e a missionária da Igreja Evangélica Ebenézer, Angélica da Silva Lopes Fernandes. “Toda a minha solidariedade para os familiares dos que partiram”, destacou. Os pedidos também foram aprovados por unanimidade.

Finalmente, o vereador Val da Nordece (Republicanos) propôs um "Voto de Aplauso" ao deputado estadual Felipe Leitão, do PSD. O reconhecimento deve-se à atuação do parlamentar que, segundo o vereador, tem trazido inúmeros benefícios para Bayeux. O destaque foi para a alocação de recursos no valor de aproximadamente R$ 650 mil provenientes de emendas impositivas na última Lei Orçamentária Estadual.

Já no tempo destinado ao uso livre da tribuna, a vereadora França repudiou a fala do vereador de João Pessoa, Tarcísio Jardim (PP), que afirmou durante sessão especial que mulheres não controlam seus impulsos sexuais, se referindo aos casos de gravidez não planejada. A fala foi aparteada por outros pares que destacaram a problemática e o machismo do parlamentar. Além disso, foram solicitados novos abrigos de ônibus para os bairros mais antigos; cobraram a reforma do ginásio de Tambaí; voto de aplauso para o Coronel Orlando Pacheco Neto; título de cidadão para o vice-governador Lucas Ribeiro; criação de uma equipe de entrega de medicamentos, entre outros pedidos.