Vereadores aprovam aproximadamente 20 requerimentos e solicitam ônibus escolares e estruturação de escolinha de futebol

por Maryjane Costa | Publicado em 10/02/2022 às 13:00

Os vereadores da Câmara Municipal de Bayeux, durante sessão remota nesta quinta-feira (10), promoveram a apreciação e votação de aproximadamente 20 matérias acerca de melhorias na infraestrutura, educação, esporte e lazer. A sessão foi comandada pelo presidente da Casa, vereador Noquinha (PTC), e teve o parlamentar Val da Nordece (Republicanos) secretariando. A Casa segue com os trabalhos remotos até segunda ordem devido ao aumento no número de casos da Covid-19 no município e em todo o estado. No último mês, alguns parlamentares testaram positivo e ainda estão passando pela recuperação. As sessões são transmitidas ao vivo toda terça e quinta através do YouTube e Instagram da Câmara.

Entre os principais requerimentos aprovados nesta quinta estão os do vereador Netinho (PDT) solicitando que seja direcionado expediente a João Azevêdo, governador da Paraíba, requerendo a doação de dois ônibus escolares para a Secretaria Municipal de Educação de Bayeux, sendo um de pequeno/médio porte e um de grande porte, como também a intercessão do deputado Felipe Leitão (Avante), junto ao Executivo Estadual, para garantir a entrega dos dois ônibus. Já o vereador Val da Nordece (Republicanos) requereu que seja encaminhado um expediente à Secretaria de Esportes, Cultura, Lazer e Juventude do município, solicitando que transforme o campo do bairro de Tambay em uma arena society, com a instalação de grama sintética.

Seguindo a pauta do esporte, o vereador Nildo da Casa Branca (PTB) solicitou providências sobre a estruturação da escolinha de futebol feminino e masculino na cidade, a compra de uma van para suprir as necessidades da Secretaria de Esportes, Cultura, Lazer e Juventude, além de protocolar um apelo à prefeita de Bayeux, Luciene Gomes (PDT), no sentido de adotar providências sobre a conversão da Arena Poeirão em Arena Society.  Na infraestrutura, Adjair da Saúde (PCdoB) requereu uma vistoria na Rua Rosinaldo de santana, mais precisamente no Buracão do Alto da Boa Vista, e França (PP) fez um apelo ao Departamento Municipal de Trânsito (DMTRAN) para que avalie e tome providências em caráter de urgência no semáforo do cruzamento da rua João Dionísio com a Av. Liberdade, que abre ao mesmo tempo do Semáforo da Av. Liberdade sentido Santa Rita/Petrônio de Figueiredo.

Luciano do Impacto Som (PV) pediu que seja realizada a manutenção de calçamento e saneamento de reparo na rua Senador Humberto Lucena, no Sesi, e Bel Soldado (DEM) reforçou as solicitações para o calçamento de diversas ruas no Mário Andreazza. O vereador Cal do Sesi também apresentou cinco requerimentos voltados à infraestrutura. Entre os pedidos constam: a construção de uma praça na Av Liberdade, no Bairro do Baralho; pavimentação da rua José Pereira de Andrade, no Bairro do Sesi; Operação Tapa Buraco nas ruas Avenida Idalina Leite e São José, no bairro do São Bento, e também na rua São Vicente, no bairro do Jardim São Vicente. Todos os requerimentos foram aprovados por unanimidade.

Tempo verbal

Os parlamentares da Casa Severaque Dionísio ainda utilizaram o tempo regimental para solicitar a pavimentação, calçamento, recapeamento e capinação de diversas ruas do município; a conclusão de calçamentos em ruas que foram calçadas pela metade; mais rondas pela polícia militar devido ao aumento no número de assaltos; retorno das cirurgias de catarata; reforma no PSF 2 do Jardim Aeroporto; retorno do pronto-socorro, entre outros pedidos. O vereador Hermerson Caminhoneiro (PP) ainda denunciou a existência de facções que estão agindo na cidade e que precisam ser desarticuladas. De acordo com o parlamentar, grupos estariam entregando pedidos com desfalque em diversas secretarias e os servidores seriam obrigados a receber. Os demais vereadores responderam que precisa-se de provas para uma acusação assim e que se isso estiver mesmo acontecendo a prefeita Luciene Gomes (PDT) será a primeira a denunciar o fato ao Ministério Público.

Maryjane Costa