Vereadores aprovam cerca de 30 matérias e solicitam audiência com o Executivo para discutir a questão dos servidores

por Maryjane Costa | Publicado em 09/02/2023 às 12:15

Infraestrutura, planejamento, saúde, esporte e lazer foram temas de matérias aprovadas nesta quinta-feira (09), na Câmara Municipal de Bayeux, durante mais uma sessão ordinária. Na ocasião, os parlamentares da Casa Severaque Dionísio promoveram a leitura, análise e votação de cerca de 30 requerimentos e projetos de Lei. A sessão foi comandada pelo presidente Nildo de Inácio (PP) e secretariada pelas vereadoras França (PL) e Dani Dantas (Cidadania). Entre os principais pedidos, esteve a solicitação para uma audiência pública com os servidores do município tendo em vista a deflagração da greve e a urgência de pautas a serem discutidas.

O requerimento para a audiência teve como autores os vereadores Hermerson Caminhoneiro (PP), Luciano do Impacto Som (PV), Betinho da RS (PDT) e França. Segundo o texto, aprovado por unanimidade, nas pautas principais a serem atendidas estão o cumprimento do piso do magistério, implantação do piso enfermagem, pagamento de incentivo financeiro para os agentes comunitários de saúde (ACS) e os agentes de combate às endemias (ACE), recomposição salarial dos servidores da saúde, apoio fiscal, vigilantes e da educação, pagamento de precatório do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), garantia da concessão e licença especial aos aposentados e pensionistas, entre outras solicitações dos servidores.

Em meio aos demais requerimentos aprovados estiveram os de autoria do vereador Abel Micena (PP) que solicitam a reativação das atividades da Unidade Básica de Saúde no turno noite, a reforma da UBS e a ativação dos dois consultórios odontológicos, assim como a contratação de um profissional dentista a fim de atender as demandas daquela população. O parlamentar também solicitou a pavimentação asfáltica da rua Manguinhos, no bairro do Manguinhos; explicações sobre a paralisação da obra de Reforma e Ampliação da Quadra de Esporte da Escola Municipal Joaquim de Brito, no Rio do Meio, e seu retorno imediato; a revitalização e reforma da praça do coreto da Imaculada, além da reativação do Programa Saúde do Trabalhador nos Postos de Saúde da Família do município.

Hermerson Caminhoneiro também teve aprovadas as solicitações de iluminação e troca de lâmpadas danificadas da rua Celestino Barbosa, no bairro do Comercial Norte, além de providências quanto ao cumprimento de serviços de manutenção de galerias de esgotos de águas pluviais da rua Vereador Genival Guedes Pivete, no Mário Andreazza. Já Val da Nordece (Republicanos) teve autorizado o pedido para a conclusão do asfaltamento da rua Idalina Leite, situada no bairro do São Bento; como também a realização de serviços de conclusão do asfaltamento da rua José Lira, no bairro do Sesi.

O vereador Vando (PP) requereu providências na execução de serviços de pavimentação asfáltica sobre o calçamento da rua Coronel João Gadelha de Meio, localizada no conjunto habitacional Tambaí; e serviços de tapa-buracos no leito das ruas Francisco Marques da Fonseca e Oscar Maciel Monteiro, ambas localizadas no Alto da Boa Vista. Cal do Sesi (PTB) também solicitou uma série de melhorias em infraestrutura e planejamento, entre elas o calçamento da rua Dr. Luís Porfírio, no bairro Jardim Aeroporto; tapa-buracos da rua São Lourenço, no bairro São Lourenço; asfalto na rua João XXIII, no Sesi; reforma do Ginásio Omir Domiciano, no Comercial Norte; e reforma da Praça JK e da quadra, no Sesi.

Já a vereadora Dani Dantas teve aprovados os pedidos para instalação de câmeras na área da frente do Benjamim Maranhão, que cubra também a frente do antigo hospital São Domingos; o asfaltamento da rua Aluízio Pereira da Silva, na Imaculada; e a reestruturação da quadra comunitária no bairro do Mário Andreazza. O parlamentar Nildo da Casa Branca (PTB) pediu a desobstrução e finalização do esgoto nas ruas Monsenhor Almeida e Antônio Venâncio; recapeamento da rua Maria Antônia da Conceição, na Comunidade Casa Branca; implantação dos refletores de Led na Arena Poerão; e pavimentação asfáltica nas Comunidades Porto das Oficinas, Casa Branca, Matadouro, Porto do Moinho e São Lourenço.

Durante a sessão, todos os requerimentos foram aprovados por unanimidade pelos vereadores, como também o Projeto de Decreto Legislativo nº 12/2022, de autoria do vereador Abel Micena, que pediu a concessão de Título de Cidadão Bayeuxense ao Pastor Marinaldo Soares Lopes. No tempo destinado ao uso livre da tribuna, os pares ainda pediram a resolução da questão do lixão no São Bento, calçamento e asfaltamento de ruas, farmacêutico para a policlínica, reforma das escolas municipais, área de convivência para o PSF do Baralho, volta do sopão, resolução dos problemas envolvendo a iluminação da cidade, entre outros temas.

ASSESSORIA - Maryjane Costa