Vereadores aprovam requerimentos, falam do Dezembro Vermelho e parabenizam Rosiene, que vai assumir Secretaria de Saúde

por Maryjane Costa | Publicado em 02/12/2021 às 12:00

Vereadores aprovam requerimentos, falam do Dezembro Vermelho e parabenizam Rosiene, que vai assumir Secretaria de Saúde

A Câmara de Bayeux realizou, nesta quinta-feira (02), a primeira sessão ordinária do mês de dezembro. Para iniciar os trabalhos, com todos de pé, foram tocados o Hino Nacional e o Hino Oficial da cidade de Bayeux. Os vereadores aproveitaram o início do mês para falar sobre as campanhas Dezembro Vermelho e Dezembro Laranja e conscientizar a população acerca da prevenção, assistência, proteção e combate ao HIV/Aids e ao câncer de pele, respectivamente. A vereadora França (PP) destacou em sua fala a recente aprovação, por parte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do novo tratamento para o HIV que reúne duas substâncias em um único comprimido. “Que em breve a ciência avance ainda mais e possamos acabar com esses males”, disse.

 

Entre os requerimentos aprovados durante a sessão estão o que solicita a complementação do calçamento da rua Francisco Marques da Fonseca, lateral da BR, em Tambay, de Adjair da Saúde (PCdoB); o requer que seja encaminhado veemente apelo ao Departamento Municipal de Transito de Bayeux, Secretaria de Infraestrutura e Secretaria de Planejamento do município, para que seja estudada a possibilidade da implantação de um quebra-molas na rua Francisco Jorge, de autoria da vereadora França (PP); e o que requer que a Casa Legislativa realize uma Audiência Pública, no dia 06 de dezembro, às 9h, para debater sobre o Código Tributário do nosso Município, de Nildo da Casa Branca (PTB).

 

Os vereadores também aprovaram por unanimidade a indicação de autoria de Rosiene Sarinho (PP) para que a prefeita Luciene Gomes (PDT) proceda com a implantação de uma Escola Cívico-Militar (ECIM) para auxiliar na educação da cidade. O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa, que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares. Segundo Lenildo da ONG (PP), Bayeux se encontra na lista dos municípios para instalação da escola Cívico-Militar e pode ser agraciado já no próximo ano. 

 

No tempo verbal, os vereadores focaram em pedidos voltados à infraestrutura da cidade, a exemplo da instalação de quebra-molas, faixa de pedestres na rua Gustavo Lima, pavimentação de rua no Rio do Meio e da rua projetada por trás do Jardim Aeroporto, calçamentos, entre outros pedidos. O novo Código Tributário do Município foi tema de pronunciamento do vereador Betinho da RS (PDT), que disse que o projeto não pode deixar de lado o contribuinte e os feirantes, que são quem mais precisam, além de outras mudanças. Os parlamentares ainda parabenizaram a prefeita Luciene pela assinatura da ordem de serviço da Rua Marechal Rondon, no Bairro do Alto da Boa Vista, e pela mudança que a gestora vem realizando na cidade.

 

 

Convocação

 

Na leitura do expediente do dia foi anunciada, através do Ofício n° 1.109/2021, de autoria da Prefeita Constitucional de Bayeux, Luciene Gomes (PDT), a convocação da vereadora Rosiene Sarinho (PP) para assumir o cargo de Secretária Municipal de Saúde, de acordo os artigos 21 e 48 da Lei Orgânica Municipal e artigo 201 do Regimento Interno da Câmara Municipal de Bayeux. Os demais vereadores usaram a tribuna para parabenizar a colega e desejar boa sorte no novo desafio que vai ser assumido pela parlamentar. De acordo com os presentes, Rosiene vai fazer um trabalho na saúde olhando para os que mais precisam. “A colega será com certeza uma excelente secretária e deixará um legado na Secretaria de Saúde, fazendo uma saúde melhor para todos os bayeuxenses”, falou Luciano do Impacto Som (PV).

 

Ao agradecer, Rosiene destacou que foi na Casa Severaque Dionísio que ela travou muitos debates e embates a favor do povo. “É notório que a Câmara luta incansavelmente pela saúde e pela vida de cada cidadão que habita em Bayeux. Aqui fiz requerimentos, indicações, ofícios, muitas vezes acostados pelos nobres pares desta Casa, e é essa união com vocês que quero levar até a Secretaria de Saúde, pois é para lá que estou indo com uma nova missão, a de ajudar ainda mais a saúde da nossa cidade. Essa Casa e essa legislatura têm minha admiração, e é por isso que a cada um de vocês será secretário junto a mim. Sempre será uma honra servir a esta Casa e ouvir a voz do povo”, declarou Rosiene. Para ocupar a cadeira deixada pela vereadora, o suplente Abel Micena (PP) será convocado.

Tempo
Bayeux - PB
Mín 24ºC
27º
Máx 30ºC
Parcialmente nublado

Mais Lidas