Vereadores de Bayeux analisam, discutem e aprovam 10 matérias em benefício da população da cidade

por Maryjane Costa | Publicado em 11/04/2023 às 10:42

A Câmara Municipal de Bayeux realizou, nesta terça-feira (11), a 15ª sessão ordinária da 15ª legislatura da Casa Severaque Dionísio. Na ocasião, os vereadores da cidade leram, discutiram e aprovaram Projetos de Lei e requerimentos constantes na pauta do dia. No total, foram 10 matérias analisadas pelos pares. A sessão foi comandada pelo presidente Nildo de Inácio (PP) e secretariada por Dani Dantas (Cidadania) e Hermerson Caminhoneiro (PP).

Entre as matérias foram aprovados por unanimidade os requerimentos da vereadora Cleice Rocha (PCdoB) para a reposição de lâmpada no poste da rua Rei Carlos V, no loteamento Luiz Felipe, e reparos no pátio da escola Joaquim Lafayette, no bairro do Sesi. O parlamentar Uedson Orelha (PL) solicitou a construção de redutores de velocidade e lombadas na rua Lourival Martins, por trás da vila militar. A solicitação também foi aprovada por unanimidade.

Já o vereador Netinho (PDT) teve aprovados os pedidos para recapeamento asfáltico da rua José Pereira de Andrade, no Sesi; manutenção de iluminação pública na antiga ponte do Baralho que está às escuras; recuperação da ponte do Rio Sanhauá de forma a preservar o monumento histórico e fazer sua revitalização, por conseguinte, toda reestruturação da área ao entorno da ponte, e a instalação de pontos de ônibus com cobertura para todas as paradas, não só as principais mas também as paradas que estejam dentro dos bairros.

Durante a leitura do expediente do dia, a Mesa Diretora da Casa informou que estão em tramitação três Projetos de Lei, sendo eles o PL nº 23/2023, de autoria da vereadora Dani Dantas, que dispõe sobre a inclusão no calendário oficial do Município de Bayeux do evento manifesto "Estação das Mulheres"; o PL nº 24/2023, de autoria do vereador Abel Micena (PP), que estabelece o acesso preferencial a todos os assentos do transporte público coletivo municipal para idosos, mulheres grávidas ou com criança de colo e pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida; e o PL nº 25/2023, também de Abel Micena, que dispõe sobre a divulgação da relação dos medicamentos de distribuição gratuita, disponíveis e faltosos, na rede Pública Municipal de Saúde.

Tempo verbal

No período de utilização da tribuna pelos vereadores, eles ainda discutiram a realização de asfaltamentos e calçamentos de ruas; agradeceram pelas ações em infraestrutura já realizadas; discutiram o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, bem como os avanços e metas, entre elas o aumento do Centro de Referência da Pessoa com Deficiência, implantação de uma cozinha terapêutica e de uma sala de integração sensorial para essas pessoas; a questão do pagamento dos Agêntes de Saúde dentro do mês trabalhado; implementação da Sessão Escolar; Voto de Aplauso para Adriano Martins; agradecimento a gestão pela entrega dos peixes da Semana Santa, entre outros temas.

Os pares ainda utilizaram o momento para desejar parabéns a prefeita Luciene Gomes (PDT) que está completando 39 anos nesta terça-feira. Os parlamentares homenagearam a gestora, desejaram muitos anos de vida, saúde e agradeceram pelo cuidado com a cidade.

Chuvas isoladas