Vereadores de Bayeux aprovam melhorias na execução dos direitos das crianças e adolescentes da cidade

por Maryjane Costa | Publicado em 23/03/2023 às 12:00

Os vereadores da Câmara Municipal de Bayeux promoveram, nesta quinta-feira (23), discussões sobre a execução dos direitos das crianças e adolescentes da cidade, incluindo a aprovação de projetos e emendas, entre eles melhorias envolvendo o Projeto de Lei nº 24/2022, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a criação do Conselho da Criança e do Adolescente e de mecanismos complementares que salvaguardam as garantias constitucionais. O debate aconteceu durante a 12ª sessão ordinária da 15ª legislatura da Casa Severaque Dionísio. Além das matérias voltadas às crianças e adolescentes, os parlamentares analisaram mais 10 requerimentos e indicações envolvendo outros temas.

Entre os requerimentos aprovados estavam os de autoria da vereadora Cleice Rocha (PCdoB) solicitando que a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) resolva a situação da falta de água no município e pedindo à Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) o serviço de tapa buraco na Rua Antônio Luiz, no bairro Mário Andreazza. Já Dani Dantas (Cidadania) teve aprovado o pedido para asfaltamento da rua Taxista Antonio Ferreira Alves, no bairro Jardim Aeroporto.

A vereadora França (PL) encaminhou um apelo para a limpeza das galerias na rua Severino Leão, no Jardim São Severino. De acordo com a parlamentar, o pedido vem sendo feito há cerca de 5 anos, uma vez que ela conhece a situação de perto, e passou da hora de ser resolvida. Hermerson Caminhoneiro (PP) requereu o encaminhamento de um pedido de informação para a comprovação do recolhimento da contribuição previdenciária patronal ao Regime Geral de Previdência Social, no ano de 2021, 2022 e 2023.

O vereador Noquinha (PTC) solicitou um Voto de Pesar à família enlutada de Antônio Nunes de Souza, conhecido popularmente como Tonho do Cachorro Quente. Na tribuna, os pares ressaltaram a trajetória de Tonho e sua importância para a população da cidade. O pedido foi tornado coletivo pelos demais vereadores.

Vando (PP) solicitou e teve aprovado o pedido para pavimentação asfáltica sobre o calçamento das ruas Governador José Américo, Presidente João Pessoa e Nossa Senhora Das Graças, localizadas no bairro de Brasília, além de Voto de Aplauso para Marinésio Soares da Silva pelos inestimáveis e reconhecidos serviços prestados à sociedade bayeuxense.

Além dos requerimentos, todos aprovados por unanimidade, também foi lida e aprovada uma indicação da vereadora Dani Dantas sobre a criação do Selo Pacto Pela Mulher no Município de Bayeux, uma ferramenta que busca assegurar às mulheres vítimas de agressão uma oportunidade de ingresso no mercado de trabalho. Na tribuna, Betinho da RS (PDT) informou que o pedido já foi feito pela Câmara e falta apenas ser sancionada pelo Executivo.

No momento voltado ao uso da tribuna pelos parlamentares, ainda foi solicitada verbalmente a troca de lâmpadas na Expedito Pereira; ajuste do transporte no São Severino e São Lourenço; resolução de problemas envolvendo infraestrutura e trânsito, entre outros assuntos. Ao final da sessão, o presidente Nildo de Inácio (PP) convidou Wesley Franklin, Tales Trajano, Gilmar Correia, Julio Cavalcante e Magnésio Andrade para receberem Votos de Aplausos pelos relevantes serviços prestados ao povo de Bayeux.

ASSESSORIA - Maryjane Costa