Vereadores de Bayeux aprovam requerimentos, pedem a reativação do PSF III e discutem problemática dos repasses federais

por Maryjane Costa | Publicado em 19/09/2023 às 11:51

Na manhã desta terça-feira (19), a Câmara Municipal de Bayeux conduziu mais uma de suas sessões ordinárias. Durante a leitura da Ordem do Dia, os vereadores analisaram e aprovaram diversas matérias presentes na pauta. A sessão foi comandada pelo presidente da Casa Severaque Dionísio, Nildo de Inácio (PP), com auxílio da vereadora França (PL) e do vereador Pastor Josimar Varsalle (PP).

Entre os pontos aprovados durante a sessão, destaca-se o requerimento nº 369/2023, de autoria do vereador Adjair da Saúde (PCdoB). A proposta visa solicitar à Secretaria de Infraestrutura do Município (Seinfra) a realização de capinação e limpeza na rua Rosinaldo Santana, localizada no bairro Alto da Boa Vista. Também foi aprovado o requerimento nº 370/2023, proposto pelo vereador Adriano do Táxi (PL), pedindo serviços de terraplanagem nas ruas Ednaldo Tavares Marinho e Manoel Calixto de Lima, ambas no bairro Comercial Norte.

O presidente da Casa, Nildo de Inácio, aproveitou o momento para informar sobre a iniciativa da prefeitura: o Dia D de vacinação antirrábica. O evento está agendado para o dia 23 de setembro, das 8h às 17h, e ocorrerá em diversos pontos da cidade.

No espaço destinado ao uso livre da tribuna, os vereadores trouxeram diferentes preocupações e solicitações. França (PL) mencionou a necessidade de reestruturação do calçamento da rua Olimpo de Vasconcelos. Já o vereador Cal do Sesi (PTB) solicitou, por meio de requerimentos verbais, a capinação de ruas, o retorno do PSF III e a reforma da praça do Sesi. Cal ainda foi aparteado por outros parlamentares que destacaram a importância dos pedidos.

Por sua vez, Hermerson Caminhoneiro (PP) levantou críticas em relação a funcionários de estabelecimentos de saúde da cidade. Em um tom similar, tanto Adriano do Táxi (PL) quanto Jefferson Oliveira (PL) compartilharam sua preocupação com a redução dos repasses de recursos federais, com ênfase nos valores provenientes do Fundeb, ressaltando que esta tem sido uma inquietação comum a municípios de todo o Brasil. A sessão seguiu com discussões construtivas e foi encerrada após tratar de todos os itens da pauta.

ASSESSORIA - Maryjane Costa