Audiência Pública solicitada por moradores discute orçamento de 2024 na Câmara Municipal de Bayeux

por Maryjane Costa | Publicado em 24/08/2023 às 13:30

Nesta quinta-feira (24), a Câmara Municipal de Bayeux vivenciou momentos de discussões intensas e participativas durante uma audiência pública convocada pelo presidente da Casa Severaque Dionísio, Nildo de Inácio (PP). O foco do encontro esteve em discutir o orçamento de 2024 para a cidade e seus moradores, uma iniciativa que atendeu a uma solicitação da Rede Comunitária do bairro Mário Andreazza.

Na Casa, além dos vereadores, estiveram presentes autoridades representando o Executivo Municipal, de entidades sociais e da sociedade civil organizada. Luciano Alves foi convocado para presidir os trabalhos e abriu o evento enfatizando a necessidade de diálogo sobre as questões primordiais para Bayeux. Em seguida, o presidente Nildo de Inácio ressaltou o compromisso da Câmara em estar sempre receptiva às demandas da cidade.

Delosmar Magalhães, procurador do município, representando o Executivo Municipal, enalteceu o espaço da Câmara e a presença ativa da galeria. Ele enfatizou a construção coletiva do futuro da cidade e a importância da participação popular na definição do orçamento.

Diversos representantes da sociedade civil e autoridades levantaram suas preocupações e sugestões. Iris Silva, da Rede Comunitária do Mário Andreazza, destacou a relevância da participação da comunidade nas decisões. Benedita Tavares questionou as alocações para a Secretaria de Ação Social e Habitação, enquanto a moradora Jucelina de Lima defendeu maior inclusão popular na elaboração do orçamento. Daniel Nascimento, do Fórum das Juventudes, clamou por mais políticas públicas voltadas para a juventude, abrangendo áreas como educação, esporte, cultura e saúde mental.

O comunicador Careca Tá de Olho trouxe à pauta questões como combate às drogas, geração de empregos e apoio a Organizações não Governamentais (ONGs). Vereadores, como França (PL), Luciano do Impacto Som (PV), Netinho (PDT) e Nildo da Casa Branca (PTB), ressaltaram a essência democrática da audiência e o papel fundamental das solicitações populares no planejamento municipal.

Ao final, Delosmar, em suas palavras de encerramento, comprometeu-se a defender as pautas apresentadas e exaltou a presença jovem na audiência, reforçando o compromisso da prefeitura com o futuro da cidade. A sessão, então, foi encerrada, marcando um momento significativo de interação entre o Poder Legislativo, Executivo e a população de Bayeux. “Que este seja apenas mais um passo da nossa união em prol de melhorias para a nossa cidade”, concluiu Luciano Alves.

ASSESSORIA - Maryjane Costa