Câmara aprova PL sobre obrigatoriedade de curso de primeiros socorros para funcionários de escolas e outras matérias

por Maryjane Costa | Publicado em 02/05/2023 às 12:05

Nesta terça-feira (02), a Câmara Municipal de Bayeux promoveu a 21ª sessão ordinária da atual legislatura da Casa Severaque Dionísio que contou com a aprovação de 13 matérias, entre pareceres, Projetos de Lei e requerimentos. Na ocasião, os vereadores trataram de diversos temas, desde capacitação de funcionários das escolas até esporte e benefícios para os animais. A sessão foi comandada pelo presidente Nildo de Inácio (PP) e secretariada pelos vereadores Betinho da RS (PDT) e França (PL).

Nildo de Inácio iniciou a sessão falando do Maio Laranja, campanha nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Na oportunidade, o presidente chamou a atenção de todos os vereadores e vereadoras para a causa. “Peço a todos que falem, discutam e proponham melhorias acerca desse tema que é ainda muito recorrente no país”, disse.

Na Ordem do Dia, os vereadores aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei nº 01/2023, de autoria da vereadora Cleice Rocha (PCdoB), que dispõe sobre o Reconhecimento de Utilidade Pública da Associação Amor e Vida, e também o Projeto de Lei nº 09/2023, de autoria do vereador Vando (PP), que versa sobre a obrigatoriedade de curso de capacitação em primeiros socorros para os funcionários das escolas e creches do Sistema Municipal de Ensino de Bayeux.

Os parlamentares da Casa usaram a tribuna para salientar a importância da Associação Amor e Vida para Bayeux e ainda os benefícios e a segurança que o curso de capacitação vai trazer para as crianças da cidade.

Já entre os requerimentos foram aprovados os de Cal do Sesi (PTB) para podas das árvores e limpeza do terreno da Escola Municipal de Assis Chateaubriand; construção de ginásio poliesportivo ao lado da Escola Municipal Assis Chateaubriand, no bairro da Imaculada da Conceição; programa de atendimento básico de saúde para os animais de estimação pertencentes a tutores de baixa renda e protetores da cidade; um automóvel a disposição do Centro de Zoonoses para recolher animais de pequeno porte; e a construção de uma praça pública no Residencial Darcília Borges.

Também foi aprovado o requerimento de Bel Soldado (União) para a pavimentação da rua Natividade, no Conjunto Comercial Norte; o do vereador Netinho (PDT) solicitando a realização de manutenção de tapa buraco no cruzamento das ruas Flávio Maroja Filho e Francisco Pontes, no bairro do Sesi, e o que pede capinação, limpeza e reforço na iluminação ao entorno das passarelas de pedestres situadas próximas ao posto da Polícia Rodoviária Federal, no Mário Andreazza, e próximo a bifurcação das BR 230 e 101, na saída do bairro de Tambay, nas ruas Carolina Machado e Francisco Marques da Fonseca.

O presidente Nildo de Inácio também teve aprovado por unanimidade o requerimento de sua autoria que solicita, através de setor competente, a realização de estudos técnicos objetivando a reforma da praça Vereador Zecion Ramos, localizada ao lado do coreto, no bairro da Imaculada.

No tempo destinado ao uso livre da tribuna, os vereadores comentaram sobre o Dia do Trabalho e parabenizaram todos os trabalhadores, bem como sobre a campanha contra exploração infantil, com realização de uma audiência pública na Casa. Eles também pediram limpeza no campo de Tambay, aprovação do PL das Fake News no Congresso Nacional; melhor distribuição das merendas escolares; criação de uma clínica de pets (animais de estimação), entre outros pedidos.

ASSESSORIA - Maryjane Costa