Câmara de Bayeux debate Lei de Diretrizes Orçamentárias e prioridades do município durante audiência pública

Publicado em 13/06/2023 às 12:00

Nesta terça-feira (13), a Câmara Municipal de Bayeux realizou a primeira audiência pública para discutir a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2024. A solicitação foi feita pela Comissão de Finanças da Casa, visando promover o diálogo e a participação da população na definição das prioridades do município.

A mesa de trabalhos foi composta pelo vereador Val da Nordece (Republicanos), que conduziu os trabalhos, pelo consultor do Orçamento, Sérgio Guimarães, por Alisson, representando a Secretaria Municipal de Planejamento, e pelo procurador-geral do município de Bayeux, Delosmar Mendonça Neto, representando a prefeita Luciene Gomes.

Durante a audiência, Delosmar destacou a importância desse momento de harmonia entre os Poderes e ressaltou que é uma oportunidade para a população participar ativamente na construção de uma cidade melhor. Allison, por sua vez, afirmou que a audiência pública busca ouvir as sugestões da população, proporcionando um espaço aberto para discussões.

Sérgio explicou que a LDO é uma das peças fundamentais do orçamento, estabelecendo as regras e as prioridades que serão contempladas. Ele mencionou que o projeto da LDO para 2024 inclui cerca de 32 metas e prioridades, definindo a base para a elaboração do orçamento propriamente dito, que será discutido posteriormente.

Durante a sessão, o secretário de Trabalho e Ação Social, Robertino Lopes, presente na Casa, apresentou as intenções de ampliar os programas já existentes para o próximo ano. Também foram tiradas dúvidas com o secretário, e Netinho solicitou a criação do terceiro setor como uma prioridade.

Representando a Secretaria Municipal de Saúde, a diretora Isabelle ressaltou que a saúde não tem preço, mas envolve custos, e enfatizou que as demandas são infinitas, mas com recursos finitos.

Além das intervenções dos secretários, outros representantes subiram à tribuna para discutir as prioridades do orçamento municipal. Na pauta dessa terça-feira, foram debatidas as pastas de Planejamento, Gestão e Controle Interno, Fazenda, Procuradoria, Coordenação do Orçamento Democrático, Instituto de Previdência, Saúde e Trabalho e Ação Social.

A segunda audiência pública está marcada para a próxima quinta-feira (15) e contará com a participação das secretarias de Planejamento, Educação, Infraestrutura, Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Turismo, Esporte, Cultura e Lazer, Procon, Coordenação do Orçamento Democrático, Administração, Departamento de Trânsito e Meio Ambiente. Será mais uma oportunidade para a população se envolver no processo de definição das diretrizes orçamentárias do município.