Câmara de Bayeux debate projetos de lei e requerimentos importantes para a cidade

Publicado em 16/04/2024 às 18:00

Na sessão ordinária realizada nesta terça-feira (16), a Câmara Municipal de Bayeux discutiu uma variedade de projetos de lei e questões importantes para o município. Os debates abordaram temas diversos, desde iniciativas legislativas até demandas específicas da população, como melhorias nas escolas, na saúde e nas vias da cidade.

Projetos de lei aprovados

Projeto de Lei de fornecimento de alimentação diferenciada: O projeto de lei apresentado pelo vereador Netinho propõe o fornecimento de alimentação diferenciada para portadores de diabetes, hipertensão, anemias, intolerâncias ou alergias, revogando a Lei Municipal 1.354/2014.

Denominação de conselho tutelar: Outro projeto aprovado foi o de autoria do vereador Cal do Sesi, que propõe dar nome ao Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente, localizado na rua Senador Ruy Carneiro n° 11, Mário Andreazza, Bayeux - PB, como José Reginaldo Pereira da Silva (seu Regis).

Nomeação de espaço de convivência: O projeto de lei do vereador Nildo de Inácio tem o objetivo de denominar a Praça Vereador Epitácio Araújo o espaço de convivência ainda sem denominação oficial, localizado no bairro Jardim Aeroporto.

Direito de preferência na educação: Por fim, o projeto de lei apresentado pelo vereador Luciano do Impacto Som trata do direito de preferência na matrícula e transferência dos dependentes da mulher vítima de violência doméstica e familiar em instituição de educação básica mais próxima de seu domicílio.

Requerimentos aprovados

Além dos projetos de lei, os vereadores apresentaram diversas demandas e solicitações para a cidade. O vereador Adjair da Saúde requereu à Secretaria de Infraestrutura a terraplanagem da Rua Manoel Felix dos Santos, no Jardim Aeroporto, e o recolhimento de entulhos e lixo em várias ruas do Alto da Boa Vista.

O vereador Marcelo Bandeira Neto solicitou à Secretaria de Infraestrutura a aquisição e instalação de ventiladores para as Escolas Municipais Joaquim Lafayette e José Ribeiro de Morais, além da aquisição de uma máquina de eletrocardiograma para a Policlínica Benjamim Maranhão.

O vereador Nildo de Inácio pediu ao DMTRAN a implantação de quebra-molas na Rua Francisco Marques da Fonseca e na Rua Plácido de Oliveira Lima, bem como a verificação de canal de esgoto e vala na Rua Plácido de Oliveira Lima, e à Secretaria de Educação a instalação de ventiladores para a Escola Municipal Joaquim de Brito.

O vereador Josimar Varsalle solicitou à Secretaria de Infraestrutura a realização de uma ação de revitalização na Rua Marionaldo Silva Costa, no Bairro da Imaculada.

A vereadora Rosiene Sarinho requereu à Secretaria de Infraestrutura uma operação tapa-buraco nos bairros Jardim Aeroporto e Alto da Boa Vista, e à Secretaria de Saúde a implantação do ecocardiograma fetal (eco fetal) no pré-natal das gestantes para diagnosticar anomalias cardíacas.