Câmara vota denúncias, projetos de Lei e requerimentos durante sessão ordinária nesta terça-feira

por Maryjane Costa | Publicado em 20/06/2023 às 13:00

A Câmara Municipal de Bayeux realizou, nesta terça-feira (20), mais uma sessão ordinária onde os vereadores leram, analisaram e votaram matérias constantes na pauta do dia. Na ocasião, a Casa Severaque Dionísio também entregou um Voto de Aplauso para a enfermeira Crislaine Michele Ferreira da Silva, em nome do vereador Abel Micena (PP), pelos seus relevantes serviços prestados em prol da população da cidade, principalmente daqueles em situação de vulnerabilidade social.

Dentro da pauta, os parlamentares ainda analisaram duas denúncias protocoladas pelo vereador Hermerson Caminhoneiro (PP) em desfavor da prefeita de Bayeux, Luciene Gomes. Uma das denúncias observava o mau uso dos recursos advindos dos royalties do petróleo e a outra era sobre a empresa que foi contratada para realizar o concurso público da cidade. De acordo com o denunciante, a empresa teria praticado diversas irregularidades.

Por 14 votos contra 3, as denúncias foram arquivadas pelos vereadores. Durante a votação, a maioria dos parlamentares entendeu que as denúncias estavam sendo feitas sem fundamento. Sobre a denúncia envolvendo o concurso, os vereadores ainda confirmaram que o texto pode ser usado pela gestora na ação que está em curso contra a empresa contratada para administrar o concurso do município.

Durante a discussão da Ordem do Dia foram lidos e aprovados os pareceres e mensagens retificativas ao Projeto de Lei nº 01/2023 e nº 07/2023, ambos de autoria do Poder Executivo, que autorizam a abertura de crédito adicional especial ao orçamento vigente.

Também foram aprovados por unanimidade os requerimentos de autoria do vereador Adjair da Saúde (PCdoB) solicitando o calçamento da rua Vicente Pereira da Silva, com aproximadamente 300 metros, e da rua Jaime Caetano, sendo em média 100 metros para conclusão, ambas no Alto da Boa Vista, e serviço de reparo e manutenção do calçamento da rua Gustavo Maciel Monteiro, no bairro Jardim São Vicente; o de autoria do vereador Luciano do Impacto Som (PV) para pavimentação asfáltica das ruas Santa Luiza e Coronel Gadelha, situadas nos bairros de Brasília e Tambay, respectivamente. Os pedidos foram advindos de um abaixo assinado pelos moradores dos bairros.

O vereador Netinho (PDT) conquistou a aprovação dos requerimentos de sua autoria que pedem a realização de operação de capinação, limpeza, desobstrução de valas e bocas de lobos de águas pluviais e esgoto, como medida preventiva contra enchentes, inundações e alagamentos de vias e áreas de risco; conserto da calçada e da reconstrução em paralelepípedo da rua Treze de Maio e Avenida Brasil, no bairro do Sesi; bem como o que solicita informações que esclareçam se a Superintendência do Patrimônio da União, considerando que a área onde está sendo realizada a obra de calçamento em paralelepípedo e construção do espaço de convivência na rua Nova Liberdade no São Bento.

A sessão ordinária foi comandada pelo presidente da Câmara, Nildo de Inácio (PP), e secretariada por França (PL) e Dani Dantas (Cidadania).