Vereadores focam na saúde e solicitam adesão ao programa “Saúde na Hora”, além de tomógrafo e laboratório para a UPA

Publicado em 29/11/2022 às 11:00

A Câmara Municipal de Bayeux promoveu nesta terça-feira (29) mais uma sessão ordinária com o objetivo de analisar e votar as matérias constantes na pauta do dia. Entre os requerimentos e indicações discutidos, a saúde foi o tema de maior destaque. Das 11 matérias, cinco foram voltadas a melhorias na oferta de serviços em saúde para os bayeuxenses.

A sessão desta terça foi comandada pelo presidente da Casa Severaque Dionísio, vereador Noquinha (PTC), e secretariada pelos vereadores Hermerson Caminhoneiro (PP) e Sabino Gomes (PP).

Entre os requerimentos aprovados por unanimidade estiveram os do Cabo Rubem (PL) solicitando um estudo técnico para o desmembramento dos Postos de Saúde da Família (PSF) I e III, na Imaculada, como também o que pede a colocação de tubos de concreto para dar vazão às águas fluviais na rua Circular Imaculada, nas proximidades da casa n° 420, localizada no bairro da Imaculada.

Já a vereadora Cleice Rocha (PCdoB) teve aprovado o requerimento para pavimentação da rua Quatro de Agosto. Ró de Dedeta (PL) solicitou a aquisição de um Jumper para a sala de fisioterapia do Centro de Referência de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Cris), como também um aparelho de tomografia computadorizada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Bayeux e a instalação de um laboratório na unidade.

O vereador Sabino Gomes solicitou a manutenção/permutação, instalação e reposição de equipamentos na academia ao ar livre da praça Dr. Expedito Pereira, localizada no bairro do Jardim Aeroporto, e a edificação de uma creche com todo aparato físico e tecnológico para atender às crianças em tempo integral, também no Jardim Aeroporto. Todos os requerimentos foram aprovados por unanimidade.

Como um pedido de indicação, Cleice Rocha ainda solicitou ao Poder Executivo, por meio da Secretaria de Saúde, a adesão ao programa “Saúde na Hora”, do Ministério da Saúde, que promove o funcionamento das unidades de atenção primária à saúde no turno estendido.

Votos de Aplauso

Durante a sessão ainda foram aprovadas as entregas de Votos de Aplausos para Severino Terto de Sousa, presidente da Associação Comunitária do São Lourenço, de autoria de Cal do Sesi (PTB), e para a pastora Sulamita Ferreira do Nascimento, pelo brilhante trabalho de evangelização que vem desenvolvendo em Bayeux, de autoria do vereador Magno Gonçalo (PP).

Requerimentos verbais

No uso da tribuna os vereadores da Casa Severaque Dionísio ainda promoveram discussões e solicitaram a reconstrução do mercado público do São Bento; conserto de buraco em frente à UPA, transporte para os universitários; capinação de ruas; entre outros.

O vereador Sabino Gomes aproveitou o momento para informar sobre o convite que recebeu do Executivo Municipal para ocupar o cargo de secretário de Planejamento. O parlamentar agradeceu a oportunidade e disse que vai dar seguimento ao trabalho que vem sendo feito. Sabino ainda agradeceu aos vereadores por todo o acolhimento enquanto esteve na Câmara. “Vou estar sempre a disposição dessa Casa”, afirmou. Em resposta, os demais vereadores parabenizaram Sabino pela nova missão e solicitaram atenção para os requerimentos feitos à pasta de planejamento.

Chuvas isoladas